Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura apresentam

Biodiversidade Rio

09/10/2020 - 16:00

A atuação dos grupos gestores de dois espaços de maior visibilidade da cidade, consagrados como cartões postais cariocas: o Corcovado e o Pão de Açúcar servem de exemplo de convívio com áreas de conservação. Além da beleza natural e de todos os atributos culturais relacionados a esses ícones da cidade, chamam atenção as ações ambientais desenvolvidas para a conservação, manutenção e valorização dos patrimônios da geodiversidade e biodiversidade neles contidas.

Para ambas as áreas, tanto no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, como no Corcovado, integrado ao Parque Nacional da Tijuca, diversas são as ações de conservação e melhoria da qualidade ambiental para a visitação e relação com moradores e visitantes. Nesse sentido, desenham-se os territórios de atuação que vão além dos limites das unidades de conservação, avançando sobre as relações sociais nele e no seu entorno. Tais ações manifestam-se em projetos de reflorestamento, melhoria de acessos da população, divulgação científica de conteúdos geográficos e ações com as comunidades do entorno em busca de uma sustentabilidade legitimada pelas relações de reais usos e formas de convívio.

| CONVIDADOS

FERNANDO SOUSA
Doutor em Geografia e Planejamento territorial pela Universidade Paris 1 – Panthéon Sorbonne e em Geografia pela Universidade de São Paulo, Fernando é Diretor Institucional e Sustentabilidade do Grupo Cataratas. Profissional com experiência em gestão de projetos e consultorias voltadas para a gestão do território, planejamento turístico e planejamento estratégico. Fernando tem formação de base em Turismo e Economia e mais de 10 anos de experiência, tendo atuado no Brasil e na Europa. É especialista em Turismo e Sistemas de Informação Geográfica e em consultoria de gestão de processos, project finance e modelagem de parcerias público-privadas.

MARCELO SKAF
Marcelo Skaf é oceanógrafo formado na FURG, um dos fundadores do Instituto Baleia Jubarte e ex-diretor do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Diretor da M.Skaf Consultoria, atua na área de planejamento e implantação de uso público em unidades de conservação. Tem atuado junto a CCAPA há mais de 6 anos na área ambiental e de experiência do visitante.

| MEDIAÇÃO

MARCELO MOTTA
Doutor em Geografia pela UFRJ, Pós Doutorando pela UERJ. Professor da PUC- Rio e pesquisador do programa de Mestrado e Doutorado do Departamento de Geografia e Meio Ambiente, onde desenvolve diferentes pesquisas sobre a Geologia e Geografia do Rio de Janeiro. Idealizador, roteirista e apresentador do programa de televisão Sobre Rochas no Canal Mais GloboSat.

Detalhes

TIPO
Territórios RJ

TEMA
Natureza / Territórios

PALESTRANTE
Fernando Sousa / Marcelo Skaf

Você também irá gostar:

Geodiversidade da Lagoa de Araruama

com Katia Mansur / Marcelo Motta

Territórios RJ | 03/10/2020 às 16:00

+ informações + google calendar

O Alimento que Regenera a Terra

com Marcos Palmeira / Namastê / Nanda Barreto

Conversa | 03/10/2020 às 17:30

+ informações + google calendar

Biodiversidade Lagos

com Cyl Farney / Fátima Brito / Igor Camacho

Territórios RJ | 04/10/2020 às 16:00

+ informações + google calendar

© 2020 Todos os direitos reservados.
MashUp Agência de Publicidade e Eventos LTDA - CNPJ: 05166886/0001-61

Desenvolvido por Outlab.