Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura apresentam

Histórias, Estórias e outras Narrativas

08/10/2020 - 19:00

Nossas sociedades, em geral, se organizam a partir de narrativas e linguagens hegemônicas que definem de onde viemos e, a partir daí, para onde vamos. Na borda do que é hegemônico, há toda a diversidade de versões, histórias (e porque não Histórias?) e outras narrativas que poderiam nos (re)definir e apontar para outras compreensões sobre nosso passado e, logo, orientar novos futuros. Quantas vozes e sotaques tecem uma história? O que o ato de (re)conhecer outras narrativas sobre a História pode nos ensinar sobre o hoje? Como a língua pode ser o trampolim para acessarmos outros ângulos? Qual História queremos contar daqui a 50 anos?

| CONVIDADOS

DEYANIRA CLÉRIGA
Deyanira Clériga queria mudar o mundo entendendo como ele funcionava, e por isso estudou Relações Internacionais na UNAM (Universidade Nacional Autônoma do México). Descobriu muitas coisas da História da humanidade, se apaixonou pelos Direitos Humanos, América Latina e pela resistência da música africana nas Relações Internacionais.

PÂMELA CARVALHO
Pâmela Carvalho – Educadora, Historiadora, Gestora cultural, pesquisadora ativista das relações raciais e de gênero e dos direitos de populações de favelas. É Mestra em Educação pelo PPGE/UFRJ onde defendeu a dissertação “Eu piso na Matamba”: Epistemologia jongueira e reeducação das relações raciais”. Foi bolsista do Projeto Personagens do Pós Abolição e faz parte do grupo de pesquisa Intelectuais Negras/UFRJ. É coordenadora do eixo “Arte, Cultura, Memórias e Identidades” na Redes de Desenvolvimento da Maré. É fundadora do Quilombo Etu, coletivo que trabalha a cultura popular a partir de uma perspectiva de educação antirracista. É moradora do Parque União (Conjunto de Favelas da Maré).

| MEDIAÇÃO

FABIO SCARANO
Fábio Rubio Scarano é Engenheiro Florestal, Ph.D. em Botânica e Professor de Ecologia da UFRJ desde 1993. Atuou nos painéis da ONU para o clima (IPCC) e biodiversidade (IPBES); no governo brasileiro, na CAPES-MEC (2005-2011) e como Diretor de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2007-2009); e nas ONGs Conservation International e Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (2015-2018). É autor de diversas publicações científicas sobre biodiversidade, mudanças climáticas e sustentabilidade. Foi agraciado com o Prêmio Jabuti pelos livros Biomas Brasileiros: Retratos de um País Plural (2012) e Mata Atlântica: Uma História do Futuro (2014). Seu livro mais recente, Regenerantes de Gaia (2019), trata em parte do tema que discutirá no LivMundi 2020.

Detalhes

TIPO
Diálogos

TEMA
Arte / Colaboração / Educação / Inovação

PALESTRANTE
Deyanira Clériga / Pâmella Carvalho

Você também irá gostar:

A Incerteza como Ativo do Porvir

com Daniel Wahl / Fábio Scarano

Diálogos | 03/10/2020 às 10:00

+ informações + google calendar

O Alimento que Regenera a Terra

com Marcos Palmeira / Namastê / Nanda Barreto

Conversa | 03/10/2020 às 17:30

+ informações + google calendar

Luciane Dom

com Luciane Dom

Performance | 03/10/2020 às 18:45

+ informações + google calendar

© 2020 Todos os direitos reservados.
MashUp Agência de Publicidade e Eventos LTDA - CNPJ: 05166886/0001-61

Desenvolvido por Outlab.