Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura apresentam

Solidariedade Presente: Reações à Pandemia

08/10/2020 - 16:00

A pandemia do novo coronavírus trouxe consigo o aprofundamento de nossas desigualdades estruturantes. Favelas, periferias, bairros mais pobres de nossas cidades, além de aldeias indígenas, quilombos e comunidades rurais, buscam soluções inventadas para enfrentar a pandemia através de articulações e mobilizações comunitárias e solidárias de comunicação, proteção e atendimento. Quem são os protagonistas destas iniciativas? Quais caminhos foram escolhidos e têm sido trilhados? Quais as lições que ficam de um momento como este?

| CONVIDADOS

BUBA AGUIAR
Buba Aguiar é integrante e co-fundadora do Coletivo Fala Akari, estudante de licenciatura em Ciências Sociais da UFRJ, assessora de comunicação do filme Arame Farpado e colunista do site Superela. Formada em técnica de Análises Clínicas pela FAETEC e em Comunicação Comunitária pela RACC da Agência de Notícias das Favelas. Já foi colaboradora da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB-RJ e do Jornal A Voz da Favela, editora do Coletivo Mariachi, social media do filme Livres, colunista da Revista Vírus, integrante do grupo Liberdade Aos Presos Políticos – RJ e estagiária do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IPPUR/UFRJ.

CHRISTIANE TEIXEIRA
Mulher preta, nascida na maior favela do Maranhão, o Coroadinho. Pedagoga, Líder social. Empreendedora. Gestora da Associação Núcleo de Educação Comunitária do Coroadinho e diretora da Creche e Escola Comunitária Porta. Membro do G10 das favelas. Idealizadora do Projeto Empodera Favela, iniciativa de impacto social que leva formação profissional e apoio alimentar a moradores de áreas periféricas de São Luis, no Maranhão.

TAKUMÃ KUIKURO
Takumã Kuikuro é Cineasta, membro da aldeia indígena Kuikuro e atualmente vive na aldeia Ipatse, no Parque Indígena do Xingu. Takumã é reconhecido nacional e internacionalmente pelos seus filmes, tendo sido premiado pelos festivais: Festival de Gramado, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Olhar de Cinema, Jornada Internacional de Cinema da Bahia, Festival de Filmes Documentário Etnográfico, Festival Presence Autochtone de Terres em Vue. Em 2017, recebeu o prêmio honorário “Bolsista da Queen Mary University London”. E foi, em 2019, o primeiro jurado indígena do Festival de Cinema Brasileiro de Brasília.

| MEDIAÇÃO

LINO TEIXEIRA
Lino Teixeira é arquiteto urbanista pela PUC-Rio e atua como pesquisador e ativista na área de políticas urbanas. Desde 2014 integra o Observatório de Favelas e atualmente coordena a área de Políticas Urbanas. Nesta caminhada, trabalhou também em outras organizações da sociedade civil no conjunto de favelas da Maré, como o a Redes da Maré e o Instituto Maria e João Aleixo. Realiza mestrado em Geografia pela UFF, pesquisando as relações entre o funk e as favelas na cidade do Rio de Janeiro.

Detalhes

TIPO
Territórios BR

TEMA
Cidadania / Colaboração / Pandemia / Territórios

PALESTRANTE
Buba Aguiar / Christiane Teixeira / mais

Você também irá gostar:

Geodiversidade da Lagoa de Araruama

com Katia Mansur / Marcelo Motta

Territórios RJ | 03/10/2020 às 16:00

+ informações + google calendar

O Futuro que não tem bordas

com José Mujica / Noam Chomsky

Diálogos | 03/10/2020 às 19:00

+ informações + google calendar

Biodiversidade Lagos

com Cyl Farney / Fátima Brito / Igor Camacho

Territórios RJ | 04/10/2020 às 16:00

+ informações + google calendar

© 2020 Todos os direitos reservados.
MashUp Agência de Publicidade e Eventos LTDA - CNPJ: 05166886/0001-61

Desenvolvido por Outlab.