Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura apresentam

Alimentação no dia a dia: vamos à feira!

Depois de definir o que, quanto e quando cozinhar, é hora de ir às compras! Prepare a lista de compras, lembrando de checar quais ingredientes você já tem em casa (tanto para não comprar demais, quanto pro caso de precisar repor). Pesquise o dia da feira e mapeie hortifrutis e mercados perto da sua casa. Se tiver a sorte de morar perto de uma feira de orgânicos, aproveite para comer mais saudável e apoiar pequenos agricultores.

Um dia antes de sair às compras, já separe a lista e a ecobag (pra não esquecer!!) e deixe junto das chaves, por exemplo.

Na feira, vá com calma e seguindo a lista. Se ver um alimento que nunca experimentou, pergunte ao feirante como pode ser preparado e arrisque sair um pouco do planejamento para provar algo novo – se comprar sempre os mesmos ingredientes, é mais fácil cair no vício de um cardápio repetitivo, o que pode desestimular.

Lave bem e cuide do armazenamento, pra nada estragar. Procure saber como é a conservação de cada alimento que você comprou. Dependendo do alimento, da receita e de quando você for usar, pode ser um bom adianto já cortar e congelar até o dia do preparo.

Foto: Lukas Budimaier

© 2021 Todos os direitos reservados.
MashUp Agência de Publicidade e Eventos LTDA - CNPJ: 05166886/0001-61

Desenvolvido por Outlab.