Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura apresentam

Cabelo é a extensão da alma

Na antroposofia (sistema filosófico da saúde física, espiritual, educacional, política…), as crianças devem permanecer com seus cabelos sem cortar até os 3 anos, pois sua alma ainda está encarnando e o cabelo é um prolongamento dessa manifestação.

Dentro da filosofia do Kundalini Yoga, sistema do qual também me amparo e tenho grande reverência (apesar de não seguir à risca com o meu cabelo), os praticantes não cortam seus fios e cuidam muito bem deles, por ser uma grande fonte mineral e potência espiritual. Isso porque nossos cabelos são uma extensão da alma etérea.

Podemos perceber na sua qualidade quando estamos em plenitude física, emocional e energética. Sendo o contrário também verdadeiro. Cabelo não é futilidade, mas sim um espelho de nossas transformações e manifestações do espírito.

Por isso cuide bem deles, cada um é lindo a seu modo, como uma expressão do ser que é único. Cuide aceitando e amando-os. Cuide escovando da cabeça para as pontas antes de ir dormir, isso acalma o sistema. Cuide escovando com a cabeça pra baixo da raiz para as pontas, isso dá energia e vitalidade. Cuide massageando o couro cabeludo para estimular o bulbo e a irrigação sanguínea.

Cuide mantendo os seus cachos (para quem tem a sorte de tê-los), fazendo um carinho, com a mão em concha, ajudando em sua forma. Cuide deles com a natureza, através da babosa, do óleo de amêndoa, gergelim ou coco (se os cabelos forem mais grossos e pesados). Cuide repondo o ferro através principalmente da alimentação se senti-los fracos e caindo muito e reponha biotina quando necessário.

Uma prática barata e natural que gosto é usar soro fisiológico após o banho, esguichando por todo o cabelo, sem enxaguar, isso aumenta o brilho, hidratação e viço. No day after também funciona!

Se livre o máximo possível de químicos, isso os mantém vivos, independente de idade. Ainda conseguirei me livrar de todos.

Quanto mais rica em ferro, magnésio, selênio, vitamina A, B e E for sua alimentação melhor seus fios vão ser – castanha, abacate, gergelim, linhaça, uva, couve, amêndoas, semente de abóbora, coco…

Este texto foi escrito por Paula Gribel, terapeuta que há 20 anos desenvolve seu trabalho interligando técnicas para o equilíbrio nutricional, físico e emocional. Paula integra o time de curadoria do LivMundi.

© 2021 Todos os direitos reservados.
MashUp Agência de Publicidade e Eventos LTDA - CNPJ: 05166886/0001-61

Desenvolvido por Outlab.