Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura apresentam

Elemento Fogo

Saberes, cuidados e prevenções da Medicina Milenar durante o Verão.

O elemento fogo rege o coração e o intestino delgado e as emoções ligadas a esse órgão e víscera são ansiedade, agitação e euforia. O desequilíbrio emocional de ansiedade excessiva afeta diretamente o coração, bem como a enfermidade física ou energética desses órgãos gera a emoção patológica. Por isso indivíduos muito estressados e ansiosos são sempre os mais suscetíveis a enfermidades cardíacas.

O elemento fogo simboliza a energia Yang no seu estágio mais radiante e expansivo e é representado pelo verão e pelo meio-dia, horário de maior regência sobre o coração.

As principais fontes de desequilíbrio desse elemento, e portanto dos órgãos regidos por ele, são o excesso de atividades, viver constantemente no futuro, incapacidade de relaxamento, fala demasiada e em alto volume, alimentação extremamente gordurosa e condimentada, incapacidade de parar corpo e mente.

Para equilibrar nosso elemento fogo que em desequilíbrio leva ao excesso de Yang no corpo (segundo a medicina chinesa) e o desequilíbrio de Pitta (na medicina Ayurveda), podemos desenvolver alguns hábitos:

1. Começar o dia exercitando a paciência com respirações lentas e profundas mantendo a atenção do terceiro olho por 5 minutos.

2. Meditação para equilibrar o Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático.

3. Muito líquido de manhã, sucos de frutas frescas com hortelã, coentro, capim limão. A desidratação das células leva a desgaste do coração, hipertensão e alterações do labirinto.

4. O uso de óleo de coco no verão principalmente é muito importante para refrescar o sangue e manter a imunidade corporal

5. Caminhadas entre 25 e 40 minutos diários, ao ar livre preferencialmente com respirações conscientes e ritmadas

6. Exercitar empatia, gratidão e perdão diariamente que ativam nosso coração espiritual

♥️ Alimentos benéficos para o coração: feijão azuki, folhas amargas (mostarda, chicórea, radicchio, rúcula), amêndoa, aspargos, alho poró, bem como figo, banana, nozes e aveia que são ricos em triptofano que acalmam a mente e o coração.

♥️ Ervas benéficas: passiflora, melissa, mulungu, cidreira.

© 2021 Todos os direitos reservados.
MashUp Agência de Publicidade e Eventos LTDA - CNPJ: 05166886/0001-61

Desenvolvido por Outlab.